Migrando do Wordpress para blog estático com Hugo

Migrei meu blog do Wordpress para um blog estático com Hugo. Quer saber como foi o processo? Continue lendo 😁

Motivação

Eu sempre tive vontade de migrar meu blog para um site estático, mas sempre me faltava um incentivo a mais. Eu cheguei a iniciar projetos com várias ferramentas de geração de sites estáticos, como Hexo, Eleventy e Empress Blog, mas eu sempre acabava desistindo no meio do caminho.

Porém, com a recente alta do dólar, o custo de manter um servidor no ar aumentou consideravelmente. E, considerando que existem várias alternativas que permitem hospedar um site estático gratuitamente, pagar para manter um blog (que quase nunca é atualizado) no ar não faz nenhum sentido.

Por que Hugo?

Fácil de responder. Só entrei no Jamstack e peguei o primeiro que não era feito em JS. Por que não em JS? Se eu precisar customizar alguma coisa, já aproveito para aprender algo novo 😉.

Além disso, quando comecei a pesquisar mais sobre o Hugo, para decidir se usaria ele ou não, descobri que é muito fácil de instalar e começar a usar, é simples e prático para fazer customizações no tema, tem uma boa documentação e, principalmente, bons temas. Estava decidido, ia ser Hugo.

Criando o projeto

Para começar a usar o Hugo, basta baixar o executável da página de Releases do GitHub, extrair e colocar em um diretório que esteja na $PATH. Em seguida, rodar os comandos:

$ hugo new nome-do-site
$ cd nome-do-site

Em seguida, é necessário instalar um tema (o Hugo não vem com nenhum tema padrão). É só escolher um dos temas disponíveis e seguir o passo-a-passo da instalação do tema. Em geral, os temas são instalados como um submódulo no repositório Git. Mas os arquivos também podem ser copiados para a pasta de temas sem problemas (embora não seja o recomendado).

No meu caso, estou usando o excelente tema Hugo Coder, que é instalado com o comando:

$ git submodule add https://github.com/luizdepra/hugo-coder.git themes/hugo-coder

Agora só falta o conteúdo.

Migrando os posts do Wordpress

O conteúdo no Hugo é escrito em Markdown, mas os posts do Wordpress não estão em Markdown. 🤔 Será necessária alguma ferramenta pra converter isso…

Não encontrei muitas ferramentas para fazer essa conversão, mas essa aqui funcionou razoavelmente bem, convertendo os cabeçalhos, links, imagens, listas de itens, negrito, itálico… exceto os código-fontes 😒. No fim, precisei revisar todos os posts manualmente¹ e acabei descartando alguns que eram muito antigos, lá de 2012, 2013 e 2014. Afinal, ninguém precisa mais de posts falando sobre desenvolvimento para Android 2.3 usando ActionBarSherlock!

¹ Fiz essa exportação dos posts para markdown e o review dos textos em 2020, quando eu estava testando o Empress Blog. Abandonei o Empress Blog, mas pelo menos os posts puderam ser aproveitados 👍.

No fim, migrei apenas 13 posts do Wordpress, então revisá-los manualmente não foi um problema. Até encontrei um possível buffer overflow no código do Placarduino 😬.

Comentários eu simplesmente descartei. Talvez, futuramente, eu adicione um sistema de comentários no blog, e, talvez, exista alguma forma de importar os comentários anteriores. Mas, se não houver, não vejo problemas, posso ficar sem os comentários antigos.

De métricas, que, antes, eu usava apenas o que Jetpack do Wordpress oferecia, não pretendo adicionar nada nesse novo blog. Zero cookies, zero tracking, 100% privacidade 💯.

Build e Deploy

Decidi hospedar o repositório desse blog e também a página web publicada no GitLab. Eu poderia ter usado o GitHub também, mas preferi o GitLab, porque ele é Software Livre.

A configuração do GitLab CI foi fácil. A documentação do Hugo já possui um modelo do arquivo .gitlab-ci.yml pronto para uso, é só copiar e colar no projeto e está funcionando. Eu só precisei alterar a imagem Docker para utilizar a versão extended do Hugo, que suporta SCSS, que é necessário para o tema que eu estou utilizando.

Finalizando

Historicamente, sempre que eu faço atualizações no blog, eu começo uma “temporada” de atualizações. Foi assim em 2012-2014, quando eu migrei das páginas de usuário do SourceForge para o OpenShift, e em 2017-2018 quando eu migrei do OpenShift para o DigitalOcean. Agora em 2021, migrando do DigitalOcean para o GitLab, só o tempo dirá quanto tempo essa nova temporada irá durar…