Uma das coisas que se aprende enquanto se desenvolve aplicativos para Android é: as bibliotecas são suas melhores amigas. Quero dizer, muita, mas muita coisa mesmo que você pode querer pensar em fazer com o seu app já existem bibliotecas prontas e livres que fazem isso (principalmente na questão de layout).

Resumindo: programar para Android trata-se de utilizar as ferramentas certas, com as bibliotecas certas, e saber unir tudo isso da maneira certa (e claro, programar da maneira certa ;-) ).

Vou aproveirar esse post para mostrar algumas bibliotecas muito utilizadas e que facilitam bastante o desenvolvimento para Android. Não vou detalhar como utilizar cada uma delas, apenas apresentar uma descrição do que elas fazem. A maioria é para criação dos layouts conforme os padrões que a Google incentiva mas que não oferece nenhuma maneira de se utilizar em versões mais antigas do sistema.

1. ActionBarSherlock

Já falei dessa biblioteca aqui antes, que é provavelmente a primeira lib importada para um projeto recém-criado. É responsável por fazer o trabalho que a Google esqueceu (ou não tem vontade de fazer) para versões anteriores à 3.0 do Android, criando a ActionBar que é recomendada como um padrão a ser seguido pelos aplicativos.

Site: http://actionbarsherlock.com/
Download: https://github.com/JakeWharton/ActionBarSherlock/archive/master.zip
Documentação: http://actionbarsherlock.com/usage.html
Exemplos: http://actionbarsherlock.com/samples.html

2. SlidingMenu

Outra biblioteca interessante para melhorar a navegação dentro do aplicativo é o SlidingMenu, que cria um menu flutuante semelhante ao usado no app do YouTube.

Fonte: Droid Life

Fonte: Droid Life

Site: https://github.com/jfeinstein10/SlidingMenu
Download: https://github.com/jfeinstein10/SlidingMenu/archive/master.zip
Documentação: https://github.com/jfeinstein10/SlidingMenu#readme
Exemplo: https://github.com/jfeinstein10/SlidingMenu#simple-example

3. MenuDrawer

Alternativa ao SlidingMenu, que permite várias configurações e disposições diferentes (como um menu deslizante na vertical), além de ser um pouco mais completa e fácil de utilizar (OBS.: não testei se funciona com o ActionBarSherlock).

Site: http://simonvt.github.com/android-menudrawer/
Download: https://github.com/SimonVT/android-menudrawer/archive/master.zip
Documentação: https://github.com/SimonVT/android-menudrawer#readme
Exemplos: https://github.com/SimonVT/android-menudrawer/tree/master/samples

4. ViewPagerIndicator

Uma excelente biblioteca que permite exibir um indicador para um ViewPager (acho que o nome já dizia isso, não é?). É uma boa opção para ser utilizada ao criar layouts utilizando Fragments e o efeito swipe para transição. Possui diversas opções padrão de como o indicador pode ser exibido, economizando bastante trabalho e deixando o app com uma interface elegante e intuitiva.

Exemplos de uso do ViewPagerIndicator

Site: http://viewpagerindicator.com/
Download: https://github.com/JakeWharton/Android-ViewPagerIndicator/zipball/master
Documentação: https://github.com/JakeWharton/Android-ViewPagerIndicator#readme
Exemplo: https://github.com/JakeWharton/Android-ViewPagerIndicator#usage

5. ViewFlow

Semelhante ao ViewPagerIndicator, mas faz um trabalho mais completo. Se você não quiser ter o controle do Pager pode utilizar essa biblioteca, porque ela faz isso para você. Você só precisa especificar um Adapter que contenha os Fragments a serem exibidos.

Site: https://github.com/pakerfeldt/android-viewflow
Download: https://github.com/pakerfeldt/android-viewflow/archive/master.zip
Documentação: https://github.com/pakerfeldt/android-viewflow#readme
Exemplo: https://github.com/pakerfeldt/android-viewflow/tree/master/viewflow-example

Finalizando

Essas são as bibliotecas que eu encontrei e que eu considero bem interessantes para desenvolver um aplicativo Android. Algumas possuem as mesmas finalidades mas trabalham de formas diferentes; qual delas utilizar vai depender apenas da sua necessidade ou preferência. Basicamente essas bibliotecas implementam alguns dos design patterns (action bar, swipe e o fly-in menu) mais utilizados em aplicativos Android, e em conjunto permitem criar um app bem completo de uma forma bem simples.

É claro que cada aplicativo possui necessidades específicas, mas provavelmente certamente já existe uma biblioteca livre que você pode utilizar. Não vou detalhar todas elas aqui – até porque são muitas mesmo – mas vou citar algumas como o Ignition, o ZBarScanner, android-rss, ImageLoader, DataDroid, RoboGuice e muitas outras… São tantas que é impossível testar todas, mas sempre é bom saber que quando houver a necessidade elas estarão aí para ajudar :D

Com as tags → 

Deixe seu comentário

Plataforma Wordpress 3.8 (GPLv2)
Tema PageLines Lite Improved (GPLv3)
Hospedado por OpenShift by RedHat
Domínio registrado pela Neep Host
Creative Commons Attribution-ShareAlike License
Copyleft © 2014 Eduardo Weiland
Utilize um leitor de QR Code para acessar o blog no seu celular:
%d blogueiros gostam disto: