Para iniciar o desenvolvimento do Doode Linux, um dos primeiros assuntos discutidos foi a plataforma que seria utilizada para o desenvolvimento. Alguns defendiam o SourceForge, outros o GitHub. Mas antes de julgar, é preciso conhecer. Por isso tomei a liberdade de escrever um pouco para mostrar os principais recursos oferecidos pelo SourceForge para o desenvolvimento de aplicativos de código aberto.

Vantagens

1. É gratuito e ilimitado

O que isso importa? Ora, tudo! Desenvolver uma distribuição pode ser algo complexo, difícil e caro. Mas utilizando uma plataforma gratuita, ilimitada e com vários recursos pré-configurados poupamos $$$ e tempo para configurar um servidor. Além do mais, o espaço em disco é ilimitado, ou seja, se precisarmos podemos utilizar 20 GB, 100 GB para armazenar tudo o que precisamos!

2. SourceForge 2.0 Beta

O projeto Allura é a nova plataforma de desenvolvimento do SourceForge. Seu ponto forte é integrar diversas ferramentas em uma interface personalizada, limpa e fácil de navegar. Entre as ferramentas disponíveis na plataforma estão: Wiki, Ticket, Blog, Forum, lista de e-mails, integração com Git, Mercurial e SVN. Além de suportar ferramentas externas, como dotProject, MediaWiki, IdeaTorrent, Trac, WordPress, phpBB, phpWebSite, MantisBT, LimeSurvey, e outras.

3. Website

Toda distro Linux precisa ter um site :D e o SourceForge possui um espaço para cada projeto criar o seu site, por exemplo doodelinux.sf.net. Claro que se quisermos, podemos registrar doodelinux.org ou coisa parecida e apenas configurar para acessar o servidor do SourceForge onde podemos manter nosso site forever free (sem pagar nada para sempre, ou enquanto desejarmos…).

Desvantagens

A única desvantagem que eu encontrei no SourceForge é relacionado às ferramentas externas, que são muito limitadas (por exemplo, não é possível alterar o tema do WordPress). Mas para isso teríamos nosso espaço web, onde poderíamos instalar essas aplicações e administrar por conta própria.

Concluindo

Bom, eu apresentei rapidamente a estrutura do SourceForge pensando em como seria criar uma distribuição com as ferramentas disponíveis. Agora, cabe a quem conhece outras plataformas mostrar como elas são, suas vantagens e desvantagens, e assim podemos escolher como organizar nosso projeto ;)

Com as tags → 
Plataforma Wordpress Latest (GPLv2)
Tema PageLines Lite Improved (GPLv3)
Hospedado por OpenShift by RedHat
Domínio registrado pela Neep Host
Creative Commons Attribution-ShareAlike License
Copyleft © 2016 Eduardo Weiland
Utilize um leitor de QR Code para acessar o blog no seu celular:
21
%d blogueiros gostam disto: